
A- Conservação, proteção e aproveitamento sustentável dos recursos naturais renováveis
A.2. Subtema: Recursos hídricos.
Objetivo: Apoiar a construção e divulgação de um marco de referência para a gestão eficiente, integrada e integral dos recursos hídricos e para a promoção de um maior acesso da população ao recurso água e a seus serviços, especialmente ao saneamento, como medida que contribui para melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas.

A.4. Subtema: Áreas Protegidas.
Objetivo: Fortalecer a gestão dos sistemas nacionais de áreas protegidas sob um enfoque ecossistêmico, contribuindo para a conservação da biodiversidade num contexto regional.

A.6. Subtema: Pesquisa, tecnologia e inovação em biodiversidade amazônica.
Objetivo: Fortalecer e desenvolver conhecimentos e capacidades científicas, tecnológicas e de inovação e incorporar os saberes e conhecimentos e práticas tradicionais para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

A.1. Subtema: Florestas.
Objetivo: Gestão florestal integrada e integral3 e sustentável para um manejo e uma conservação das florestas que redundem em benefícios reais para as populações locais

A.3. Subtema: Gestão, monitoramento e controle de espécies da fauna e da flora selvagens ameaçadas pelo comércio.
Objetivo: Fortalecer, sob uma perspectiva regional, a capacidade institucional e técnica dos países da Região Amazônica em gestão, monitoramento e controle de espécies da fauna e da flora selvagens ameaçadas pelo comércio.

A.5. Subtema: Uso sustentável da biodiversidade e promocão do biocomércio.
Objetivo: Promover o uso sustentável e a conservação da diversidade biológica, por meio de ações regionais que favoreçam investimentos e o comércio de produtos derivados da biodiversidade dos Países Membros da OTCA, com ênfase na agregação de valor no país de origem e na distribuição justa e equitativa de benefícios, priorizando o desenvolvimento local e a segurança alimentaria.
