top of page

UNAMAZ e Banco Mundial discutem ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

BANCOMUNDIAL.webp

A Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e o Banco Mundial discutiram novas possibilidades de cooperação voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. A reunião ocorreu no dia 15 de outubro, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, com a participação de representantes internacionais da UNAMAZ.
O encontro teve como foco a construção de parcerias que fortaleçam a produção de conhecimento científico e a promoção de práticas sustentáveis na região. Durante a reunião, o presidente da UNAMAZ, professor José Seixas Lourenço, apresentou o plano de revitalização da Associação, que busca reestruturar a cooperação regional e internacional, com ênfase na integração entre educação, ciência e meio ambiente.
O gerente de práticas da Unidade de Mobilização de Financiamento Climático do Banco Mundial, Erwin de Nys, apresentou o programa “Amazônia Viva”, que apoia iniciativas de economia sustentável e proteção dos grupos mais vulneráveis da floresta. Financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o programa destina parte de seus recursos à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para o desenvolvimento do Observatório Regional Amazônico (ORA).
A UNAMAZ poderá colaborar com a OTCA no âmbito do programa “Amazônia Viva”, mantendo sua autonomia institucional e contribuindo para a difusão do conhecimento produzido pelo ORA entre as instituições de ensino da região. Também foram discutidas oportunidades de cooperação em ações de curto prazo, com apoio do Banco Mundial, voltadas à produção e disseminação de conhecimento científico sobre a Amazônia.

bottom of page