top of page

UNAMAZ defende união de Instituições de Ensino em prol de uma nova mentalidade ambiental

WhatsApp Image 2025-11-12 at 20.42.06 (19).jpeg

Ao participar do painel “Educação Superior e Conhecimento Climático: Desafios e Alianças para um Futuro Sustentável”, promovido pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), nesta quarta-feira (12/11), terceiro dia da COP 30, em Belém (PA), o Presidente Pro Tempore da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), Professor José Seixas Lourenço, destacou que cabe às universidades exercer um papel decisivo na construção de conhecimentos capazes de fomentar uma nova mentalidade ambiental, especialmente entre os novos profissionais em formação.

Com mais de 50 anos de atuação no setor educacional, Seixas Lourenço relembrou sua trajetória dedicada à sustentabilidade e à pesquisa científica na Amazônia. Ele recordou sua experiência como reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), período em que criou a UNAMAZ, em 1987.

“Toda a minha preocupação sempre foi com o desenvolvimento sustentável da região”, destacou.

O debate ocorreu no estande da OEI e contou também com a participação do Professor Doutor em Educação Doriedson Rodrigues, representante da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante sua fala, o Presidente da UNAMAZ alertou o público da COP 30 sobre a importância do processo de revitalização da rede de universidades, institutos de pesquisa e instituições do terceiro setor que compõem a UNAMAZ — presentes em oito países da Pan-Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

“Essas instituições têm um papel estratégico não apenas na Educação Superior, mas também na Educação Básica, na educação ambiental e no diálogo com a juventude. São essas crianças e jovens de hoje que precisam desenvolver uma nova mentalidade — o respeito à questão ambiental. O que ocorre agora, com as mudanças climáticas, exige o esforço conjunto de nossas instituições e o compromisso com o futuro”, enfatizou Seixas Lourenço.

A participação de dirigentes e técnicos da UNAMAZ na COP 30 reforça o processo de revitalização dessa rede de produção de conhecimento na Pan-Amazônia. O objetivo é compartilhar saberes e promover ações conjuntas, como a elaboração e execução de projetos voltados ao ensino, à aprendizagem e à formação de profissionais da educação, além de outras iniciativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

bottom of page