top of page

Ministro da Educação, Camilo Santana, reforça papel da UNAMAZ no Desenvolvimento Sustentável

WhatsApp Image 2025-11-12 at 20.42.06 (23).jpeg

O stand da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) sediou, nesta quarta-feira (12/11), uma programação de Rodas de conversa organizada pelo Ministério da Educação (MEC) durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA).

A ação, presidida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, teve como objetivo apresentar a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (PNEAE) e promover debates sobre alimentação escolar, agricultura familiar e sustentabilidade, com destaque para o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ao chegar ao local, o ministro destacou o papel das universidades da Pan-Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável:

“Este é um momento histórico para o Brasil. O país lidera essa discussão sobre as questões climáticas, relacionadas principalmente aos fenômenos recentes no mundo. O Brasil tem sofrido muito com isso — basta ver o que ocorreu no Rio Grande do Sul e, mais recentemente, no Paraná. Essa é uma discussão que envolve o compromisso global, e realizar este debate aqui, na Amazônia, mostra que a região não é apenas floresta: aqui vivem pessoas, vivem comunidades”, ressaltou Camilo Santana.

“É preciso olhar para essas comunidades, garantir que tenham uma vida com dignidade, acesso à educação e à saúde. As universidades têm um papel fundamental nesse processo. São responsáveis pela pesquisa, pelos estudos e pelas oportunidades. Quanto mais inseridas estiverem nas comunidades amazônicas, mais contribuirão para a sustentabilidade e para o enfrentamento dos desafios climáticos. A UNAMAZ tem, portanto, um papel essencial na COP 30 e também nas discussões sobre a sustentabilidade das comunidades e as questões climáticas no Brasil e no mundo, em parceria com o MEC”, completou o Ministro.

Na abertura da programação, o anfitrião Professor José Seixas Lourenço, Presidente Pro Tempore da UNAMAZ, destacou que a associação se configura como “uma rede de inteligência da Amazônia”, reunindo 80 instituições de ensino e pesquisa científica de oito países da Pan-Amazônia.

“A presença do Ministro do MEC no stand da UNAMAZ vem referendar a nossa mobilização por uma educação focada na valorização de quem vive na Amazônia e, simultaneamente, na preservação desse bioma tão importante para o planeta. A Casa do MEC na COP 30 é o Pavilhão da UNAMAZ”, afirmou Seixas Lourenço.

O Secretário de Estado de Educação do Pará, Ricardo Sefer, também destacou a importância do encontro com o ministro e educadores da região amazônica: “Ter esse quantitativo de pessoas refletindo sobre a questão ambiental e outras pautas correlatas, como a educação, é motivo de muita honra”, afirmou. “Em relação à presença do Ministro Camilo e à participação da UNAMAZ na COP 30, o Pará é muito grato ao presidente Lula e à atuação do ministro, que tem sido um grande parceiro da educação básica no estado. As universidades são sempre muito bem-vindas — já são parceiras da Secretaria de Educação em programas de estágio e em outras iniciativas —, e fizemos questão de vir aqui para fortalecer novas parcerias em prol da educação do Pará”, finalizou o secretário.

bottom of page