top of page

COP 30 - Stand da UNAMAZ é espaço para Encontros Temáticos e já recebeu gestores públicos, pesquisadores e lideranças comunitárias

WhatsApp Image 2025-11-18 at 22_edited.j

“Devemos aproveitar este momento da COP 30 para nos aproximarmos cada vez mais, aprendermos uns com os outros, sejam dirigentes de países, povos originários da floresta, educadores, estudantes, pesquisadores, lideranças comunitárias, empresariais — enfim, todos nós”. A afirmação é do professor e geofísico José Seixas Lourenço, Presidente Pro Tempore da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e Diretor-Presidente da Associação BioTec-Amazônia.
O Professor Seixas Lourenço destaca a necessidade de um trabalho conjunto em nível internacional para a preservação do bioma amazônico e de outros ecossistemas naturais do planeta — propósito central da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
“Com esse objetivo de integrar pessoas e instituições é que foi pensado e colocado em funcionamento o stand da UNAMAZ na COP 30. Esse espaço, esse stand, é talvez o mais democrático da Conferência, pois ao longo desta semana tivemos uma série de eventos e a presença de lideranças envolvidas no processo de sensibilização ambiental”, ressalta.
Desde o primeiro dia da Conferência, em Belém (PA), o Pavilhão da UNAMAZ vem recebendo visitantes interessados em conhecer o trabalho conjunto desenvolvido por 80 universidades, institutos de pesquisa e instituições do Terceiro Setor de oito países da Pan-Amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Criada em 1987 por iniciativa do Professor Doutor José Seixas Lourenço, quando Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), a UNAMAZ passou por um processo de revitalização após a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém em 2023. Uma das prioridades dessa nova fase é o fortalecimento da educação ambiental.
Nesse contexto, o stand da UNAMAZ sediou, nesta semana, dois eventos do Ministério da Educação (MEC) voltados à Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (PNAEA). A primeira reunião, na quarta-feira (12/11), contou com a presença do ministro Camilo Santana. No dia seguinte, uma Rodada de Diálogos entre técnicos do MEC, professores e estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e comunitárias promoveu uma escuta ativa de quem vive a realidade da educação básica. Ao final do encontro, a Primeira-Dama do Brasil, Janja visitou o espaço e conversou com estudantes e educadores.
Outro momento importante foi a assinatura de um protocolo de intenções entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a UNAMAZ e a BioTec-Amazônia. A parceria permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas baseada nos dados científicos organizados pelo IBICT, fortalecendo projetos ligados à educação e à bioeconomia.
A articulação em torno da Educação Ambiental ganhou ainda mais força com a realização de um encontro híbrido organizado pela UNESCO no stand da UNAMAZ, reunindo representantes de quase 100 países. Com o evento, dirigentes e técnicos passam a ter acesso a ferramentas disponibilizadas pela UNESCO para apoiar ações de conscientização ambiental.
No final da tarde desta sexta-feira (14), o Pavilhão da UNAMAZ recebe o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para um encontro com dirigentes e técnicos da UNAMAZ e da BioTec-Amazônia sobre pesquisas relacionadas à rastreabilidade de patógenos.
Além da intensa interação com os visitantes, o Professor Seixas Lourenço tem mantido contato com dirigentes de órgãos públicos e representantes de outras instituições presentes com stands na COP 30. “Nós, da UNAMAZ, vamos manter esse trabalho de aproximação e parceria com governos e instituições ao longo da Conferência, porque o único caminho possível para construirmos o desenvolvimento da Amazônia — e de outros territórios no mundo — com responsabilidade é o trabalho conjunto”, finaliza o Presidente da UNAMAZ

bottom of page