Participação internacional marca programação no stand da UNAMAZ na Greenzone

Participação internacional marca programação no stand da UNAMAZ na Greenzone da COP 30
A programação desta sexta-feira (14/11) no stand da UNAMAZ, instalado na Greenzone — área da COP 30 dedicada à sociedade civil — foi marcada por uma intensa participação internacional. A programação do dia foi conduzida pelo Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água (CEEW), da Índia, que promoveu uma série de debates colaborativos sobre mudanças climáticas e políticas públicas, considerando diferentes contextos e realidades de participantes das Américas, África e Ásia.
Ao longo da programação, a organização sul-coreana SFOC (Solutions for Our Climate) também interagiu com o público, propondo reflexões sobre o que cada pessoa considera mais precioso diante dos riscos impostos pelas mudanças climáticas.
Encerrando as atividades do dia, o pesquisador Artur Luiz da Costa da Silva, Diretor Técnico-Científico da BioTec-Amazônia, apresentou a pesquisa que o centro pretende desenvolver após a COP 30, voltada à identificação de micro-organismos resistentes em águas residuais. O estudo contará com análises em mais de 20 estações distribuídas por Belém e busca ampliar o conhecimento sobre os materiais microbiológicos coletados, identificando possíveis modificações e potenciais impactos para a população.
O professor José Seixas Lourenço, Presidente Pro Tempore da UNAMAZ e Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, encerrou o encontro destacando que afirmar que há vida inteligente na Amazônia é reconhecer o trabalho de milhares de pesquisadores que produzem conhecimento científico de ponta e propõem soluções sustentáveis para os desafios da região.






