Purificador portátil de água em áreas de guerra e sistema de rastreabilidade de carne são apresentados no stand da UNAMAZ na COP 30

O stand da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), em conjunto com a Associação BioTec-Amazônia, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), tem funcionado como um espaço de disseminação de informações sobre processos produtivos inovadores viabilizados por meio de pesquisas científicas. Entre os destaques está um sistema de purificação de água de fácil manuseio, baixo custo operacional e manutenção simplificada: o PW5660 Plus, desenvolvido pela startup PWTech, sediada em São Paulo. A tecnologia já vem sendo utilizada em diferentes comunidades e hoje integra ações humanitárias da ONU na Ucrânia e na Faixa de Gaza.
Como explica Cláudio Silva, gerente operacional de fábrica da PWTech, trata-se de uma mini-estação de tratamento de água, certificada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Somos parceiros da ONU no atendimento a situações graves, como guerras. Estamos atuando na Ucrânia e na Faixa de Gaza. O equipamento está nesses locais por meio da ONU, com quem temos contrato firmado para sermos fornecedores exclusivos dessa tecnologia”, destaca.
A PWTech aproveita a realização da COP 30 em Belém para ampliar sua parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A empresa irá atuar em projetos do Instituto para levar água potável a regiões remotas e populações em situação de vulnerabilidade social. “Estamos oferecendo nossa tecnologia e todo o apoio técnico para que isso aconteça”, afirma Cláudio Silva, representante da PWTech, que apresentou o purificador portátil ao público no stand da UNAMAZ/BioTec-Amazônia.
A iniciativa inclui também o repasse de informações técnicas aos usuários. O sistema funciona com uma bomba interna e é totalmente autônomo, equipado com placa solar e bateria. Para operar, basta posicionar a tubulação na fonte de água a ser captada; em cerca de 30 segundos, o equipamento libera água purificada. A tecnologia empregada é similar à utilizada em máquinas de hemodiálise.

