top of page

 UNAMAZ e OTCA assinam Carta de Intenções e fortalecem a cooperação recíproca pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia

WhatsApp Image 2025-11-18 at 16.04.40.jpeg

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em andamento na cidade de Belém (PA), tem fortalecido a aproximação entre órgãos públicos, instituições e entidades dedicadas à preservação dos biomas no mundo. Nesse contexto, um momento representativo ocorreu no Pavilhão da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e da Associação BioTec-Amazônia, nesta terça-feira (18): o Presidente Pro Tempore da UNAMAZ, José Seixas Lourenço, e o Secretário-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Martin Von Hildebrand, assinaram uma Carta de Intenções. O documento tem como objetivo fortalecer a cooperação entre a UNAMAZ e a OTCA para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Para alcançar essa meta as instituições passam a promover ações conjuntas nos campos da ciência, tecnologia, inovação, educação intercultural, gestão do conhecimento e formação de recursos humanos.


“Este é um momento muito importante porque são oito países construindo uma parceria pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, ou seja, uma parceria entre a OTCA e a UNAMAZ. Temos muitos projetos a realizar, e, nessa dinâmica, a participação da UNAMAZ é fundamental, pois ela oferece espaços para reflexões e análises. As universidades podem pensar e nos orientar no caminho mais adequado”, enfatizou Martin Von Hildebrand.


“A assinatura dessa Carta de Intenções com a OTCA é um marco no processo de retomada das ações da UNAMAZ, iniciado em 2023 por decisão dos países membros do Tratado de Cooperação Amazônica. E acontece de forma simbólica na primeira COP realizada no Brasil, na Amazônia e no Pará. A partir de agora, com essa parceria, vamos atuar em diversas áreas do conhecimento, em busca de novas conquistas para o desenvolvimento dos povos amazônicos”, afirmou o Professor José Seixas Lourenço.


A assinatura da Carta de Intenções contou com a participação presencial e virtual de dirigentes da OTCA, UNAMAZ e do Ministério das Relações Exteriores, incluindo a ex-secretária-geral da OTCA e ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga. Também estiveram presentes: Vanessa Grazziotin, Diretora-Executiva da OTCA; Edith Paredes, Diretora Administrativa; Ángel Viloria, Coordenador de Ciência, Tecnologia e Educação; Freddy Mamani, Coordenador de Assuntos Indígenas; Nazaré Imbiriba, Secretária-Executiva da UNAMAZ; o Embaixador Carlos Lazary e Mariano Castro, membros do Conselho Consultivo da UNAMAZ; o Embaixador João Marcelo Galvão de Queiroz, Diretor da América do Sul do Itamaraty; e o Conselheiro Wagner Alves, representando a Secretária-geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha.

Ação estratégica
A OTCA é uma organização intergovernamental sediada em Brasília (DF) e composta por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esses países assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), formando o único bloco socioambiental da América Latina.


A UNAMAZ reúne oitenta instituições, dentre universidades, institutos de pesquisa e instituições do setor produtivo dos oito países amazônicos. Em agosto deste ano, durante a V Reunião de Presidentes dos Estados Partes do TCA, realizada em Bogotá, Colômbia, foi definido o processo de reativação dos mecanismos de cooperação entre a UNAMAZ e a OTCA.


Como o foco do TCA é promover o desenvolvimento harmônico entre os países amazônicos, com ênfase na preservação ambiental e no uso racional dos recursos naturais, a assinatura da Carta de Intenções na COP 30 ganha significado especial, como destacou o professor José Seixas Lourenço.


As áreas de cooperação previstas na Carta envolvem intercâmbios e integração acadêmica e científica, promovendo sinergias entre programas de pesquisa, ensino e extensão, alinhados às agendas das instituições. Incluem ainda o fortalecimento de capacidades, com atenção especial a jovens pesquisadores, povos indígenas, populações afrodescendentes e comunidades locais, além da promoção da educação intercultural e valorização dos saberes tradicionais.
Também fazem parte do escopo da parceria a gestão, o intercâmbio e a difusão de informações e conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como a identificação e promoção de iniciativas e projetos conjuntos em áreas de interesse comum definidas na Agenda da OTCA e no Plano Estratégico da UNAMAZ, abrangendo temas como mudanças climáticas, biodiversidade, água, recursos florestais, saúde pública e inovação para o desenvolvimento sustentável.

bottom of page