top of page

UNAMAZ e Green Terre Foundation firmam parceria para promover campus carbono neutro (Net-Zero) na Amazônia

WhatsApp Image 2025-11-19 at 12.45.05 (1).jpeg

O Presidente Pro Tempore da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ), José Seixas Lourenço, e o Diretor da Green Terre Foundation (GTF), Rajendra Shende, assinaram, na última quarta-feira (19/11), durante a COP 30, em Belém (PA), um Memorando de Entendimento para a transferência de tecnologias voltadas à formação de jovens universitários e à promoção de campi carbono neutros (Net-Zero) nas 80 universidades dos oito países que integram a UNAMAZ: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A cerimônia ocorreu em formato híbrido. Rajendra Shende participou diretamente da Índia, em comunicação direta com a equipe presente na COP 30. Durante o ato, José Seixas Lourenço destacou a capilaridade da UNAMAZ e a importância do intercâmbio entre estudantes dos países amazônicos, reforçando “o compromisso das novas gerações com a preservação ambiental”.

Rajendra Shende, por sua vez, afirmou estar muito feliz em participar da COP 30, especialmente em um momento crucial para a preservação das condições ambientais do planeta. “Falamos muito em avanços tecnológicos, finanças e políticas, mas pouco sobre recursos humanos. No entanto, todos os países precisam das pessoas para cumprir suas metas”, ressaltou o professor.

Em 2007, Rajendra Shende atuava no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e foi um dos relatores do IPCC. O relatório daquele ano, que estabeleceu pela primeira vez uma relação direta entre alterações na camada de ozônio e mudanças climáticas, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, dividido entre o IPCC e o então vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

José Seixas Lourenço, destacou que os projetos realizados em parceria têm sido apresentados na COP 30 justamente por se tratar de um espaço estratégico para disseminar ideias e práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Celebramos este momento importante, no qual a sociedade pode conhecer o que está sendo pensado na região para gerar empregos, renda e qualidade de vida para todos que vivem na Amazônia”, afirmou.

bottom of page