Hambúrguer vegano feito do caroço do cupuaçu é apresentado no stand da UNAMAZ e BioTec-Amazônia na COP30

Um hambúrguer vegano produzido a partir do caroço do cupuaçu deve chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2026. O produto, desenvolvido em Belém pelo Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi apresentado na manhã desta quarta-feira (19) no Pavilhão da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e BioTec-Amazônia, durante a COP30.
A iniciativa é coordenada pelo professor Raul Nunes e conta com parceria da BioTec-Amazônia e financiamento da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo o pesquisador, o projeto já alcançou o estágio de protótipo do hambúrguer, etapa fundamental para viabilizar a futura comercialização.
O caroço do cupuaçu, normalmente descartado como resíduo, demonstrou alto potencial nutricional. “Ele é muito rico em proteína vegetal e gordura. Desenvolvemos um processo para desengordurar esse caroço. Por meio da tecnologia supercrítica, conseguimos extrair a manteiga do caroço e obter uma proteína vegetal riquíssima e livre de gordura”, explicou o professor Raul.
O Labtecs, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, acumula mais de 20 anos de experiência em pesquisas com tecnologia supercrítica. O projeto envolvendo o cupuaçu está em desenvolvimento há cerca de um ano e meio. Para o pesquisador, apresentar a inovação na COP30 é estratégico: “É fundamental mostrar alternativas sustentáveis da Amazônia, especialmente dentro da economia circular. Um resíduo que seria descartado se transforma em alimento com alto valor agregado”.
Novas parcerias para 2026
Além da apresentação do hambúrguer vegano, pesquisadores receberam uma boa notícia durante a COP30: a Finep e a Associação BioTec-Amazônia devem firmar novas parcerias para apoiar financeiramente projetos científicos e produtivos na região amazônica a partir de 2026.
O anúncio foi feito durante o painel “A cooperação nacional e internacional técnico-financeira em ciência, tecnologia, inovação e formação de recursos”, realizado no pavilhão da UNAMAZ / BioTec-Amazônia. Participaram do encontro o Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia, professor José Seixas Lourenço, diretores e pesquisadores da instituição, o gerente do Departamento Regional Norte da Finep, Rodrigo de Lima, e o gerente do Departamento Setorial de Economia Circular da Finep, Henrique Vasques.
Para José Seixas Lourenço, a COP30 tem desempenhado papel essencial para a divulgação de iniciativas estratégicas da região. “Os projetos em parceria com a BioTec-Amazônia estão sendo apresentados aqui por ser um espaço privilegiado para disseminar ideias e práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Celebramos este momento, que permite à sociedade conhecer ações que visam gerar emprego, renda e qualidade de vida para quem vive na Amazônia”, afirmou.



