COP30: UNAMAZ e autoridades da Índia trocam informações sobre
desenvolvimento ambiental em Belém

Dirigentes da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e autoridades do Governo da Índia se reuniram em Belém, durante a COP30, em um encontro que poderá resultar em futuras ações conjuntas voltadas, especialmente, ao desenvolvimento da Amazônia. Além de atividades realizadas por técnicos indianos no Pavilhão da UNAMAZ – BioTec Amazônia, o professor José Seixas Lourenço, Presidente Pro
Tempore da instituição, recebeu Arunabha Ghosh, CEO do CEEW e Enviado Especial da COP30 para o Sul da Ásia.
O CEEW — Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água — é um think tank (laboratório de ideias que atua como ponte entre o conhecimento técnico-científico e o processo de tomada de decisões políticas) e instituição de políticas públicas sediada em Nova Delhi, na Índia. O órgão desenvolve pesquisas independentes para subsidiar a formulação de políticas governamentais, com foco no desenvolvimento sustentável.
“Conversamos, Arunabha e eu, e, preliminarmente, trocamos informações sobre as ações desenvolvidas por cada uma das instituições. Agora, vamos buscar aprofundar essa conversa para identificar o que podemos construir conjuntamente, conciliando desenvolvimento e preservação ambiental”, destacou o professor Seixas Lourenço.
Especialista em clima, Arunabha Ghosh ressaltou, em entrevista à imprensa brasileira, que Brasil, Índia e outros países do Sul da Ásia estão entre os maiores produtores de etanol e energia solar do mundo — condição que favorece parcerias entre esses países emergentes.
Durante a Conferência do Clima em Belém, foi realizado o 3º Diálogo de Líderes do CEEW na COP30, com workshops e mesas-redondas sobre diversos desafios globais. Uma das principais atividades foi a Plenária de Enviados Especiais, liderada pelo Dr. Arunabha Ghosh.
O evento teve como focos centrais: financiamento climático; resiliência urbana; agricultura sustentável e segurança hídrica; cooperação internacional (Brasil–Índia e Sul–Sul); e métricas para co-benefícios climáticos.

