UNAMAZ é convidada pelo governo do Acre a participar da Reunião Anual da Força-Tarefa GCF

A Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) participou da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa GCF, com o tema “Construindo a Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades”, ocorrida entre os dias 21 e 23 de maio de 2025, no Acre. O presidente pro tempore da UNAMAZ, professor José Seixas Lourenço, esteve presente no evento a convite do governador acreano Gladson Cameli.
O encontro teve como objetivo reunir esforços para fortalecer bioeconomias sustentáveis, capazes de gerar oportunidades econômicas para a população amazônica, ao mesmo tempo em que promovem a conservação dos ecossistemas naturais e enfrentam os desafios regionais. Também foram discutidos projetos prontos para investimento, com potencial de expansão, visando o desenvolvimento de uma bioeconomia resistente e sustentável.
Durante sua participação, no dia 22 de maio, José Seixas Lourenço apresentou as perspectivas e estratégias de integração regional. Ele destacou o papel da UNAMAZ como centro catalisador de ações voltadas para o fortalecimento das universidades e instituições científicas amazônicas, de modo a oferecer soluções inovadoras para os problemas que impactam o desenvolvimento da Amazônia.
A reunião contou com a presença de 20 governadores e vice-governadores, além de representantes de 11 países. O evento teve ainda a participação ativa de líderes indígenas da rede da Força-Tarefa GCF, bem como intercâmbios com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, envolvendo palestras, visitas de campo, discussões plenárias e sessões técnicas de trabalho.
No encerramento, foi apresentada a Carta do Acre, que defende a criação de uma Rede Global de Parcerias em Bioeconomia, com foco na promoção de parcerias público-privadas inovadoras em toda a Amazônia e no fortalecimento das ações preparatórias para a COP30.

