IBICT firmará parceria com BioTec-Amazônia e UNAMAZ na COP30

Acordo será assinado no stand das instituições e prevê estudos sobre sustentabilidade urbana na Amazônia
Novos estudos e projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades amazônicas serão viabilizados a partir de um protocolo de intenções a ser assinado nesta terça-feira (11), na COP30, entre a BioTec-Amazônia, a Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O acordo tem como foco a sistematização de informações e o compartilhamento de dados que subsidiem políticas públicas e ações conjuntas voltadas à sustentabilidade.
“Essa parceria com o IBICT vem desde os anos 1980, quando eu dirigia o Museu Goeldi e já recebíamos grande apoio do Instituto. Agora, reforçamos essa cooperação com uma instituição de referência nacional e internacional”, destacou José Seixas Lourenço, Presidente Pro Tempore da UNAMAZ e Diretor-Presidente da BioTec-Amazônia.
Os estudos envolverão ações de desenvolvimento e preservação ambiental em núcleos urbanos, no contexto do Fórum Mundial de Cidades, e no contexto dos Países Amazônicos com os quais o IBCT tem parceria.
“Um dos grandes desafios das cidades é a questão da informação. Para que os conceitos relacionados à preservação amazônica possam ser aplicados de forma efetiva, é necessário que os dados estejam organizados e disponíveis, permitindo decisões baseadas em evidências”, explicou Thiago Braga, diretor do IBICT, acompanhado da Coordenadora-Geral de Informação Tecnológica do Instituto, Cecília Leite.


