top of page
Varandas Verdes

Projetos

Sistema de Informação da Amazônia

O SIAMAZ é um sistema cooperativo automatizado de informação científica, tecnológica e cultural no âmbito dos países amazônicos, estruturado pela UNAMAZ com apoio financeiro do BID, para integrar unidades de informação e compartilhar recursos, coordenados por sua vez, pelas redes nacionais de cada país, operando de acordo com normas, mecanismos e instrumentos metodológicos definidos, de modo a fazer circular com eficácia a produção informativa gerada na/e sobre a Região.

Projeto de impactos da mineração de ouro na Amazônia

Este projeto foi executado na Venezuela com dois estudos de caso, respectivamente na localidade de Lãs Claritas no Estado Bolívar e San Juan de Manapiare, no Amazonas. O projeto foi executado pelo Centro de Estúdios Del Desarrolho (CENDES) da Universidad Central de Venezuela e financiado pelo IDRC/Canadá.Foram organizados dois workshops sobre “A Mineração de Ouro e Seus Impactos sobre a Saúde Ambiental na Amazônia Venezuelana”, em Puerto Ordaz, de 01-04 de abril de 1997 e em Caracas de 17-18 de julho de 1997, com a participação dos países amazônicos.

Programa de Gestão da Cooperação Técnica Internacional

Consciente da necessidade de formação de pessoal especializado para a viabilização do desenvolvimento auto-sustentado e da proteção dos recursos naturais da Amazônia, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazónia -SUDAM promoveu em 1993, a criação do PROCINT/Amazônia. Participaram desta iniciativa, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e a UNAMAZ. A responsabilidade pela concepção e execução do Programa foi confiada à Universidade de São Paulo - USP, através de sua Faculdade de Economia e Administração FEA.

Programa de bolsas da Universidade das Nações Unidas/
CNPq

A partir de 1996, a Universidade das Nações estabeleceu um convênio com a UNAMAZ e a Universidade Federal do Pará, através do qual apoiou uma série de atividades relacionadas com treinamento, pesquisa e divulgação do conhecimento sobre Amazônia. Entre essas atividades se destaca a concessão de bolsas de especialização para estudantes originários de países amazônicos (fora do Brasil), para realizar o Curso Internacional de Especialização em Política Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-CIPCITAM.

Programa de avaliação de impactos sobre saúde ambiental na Amazônia- EISA

O objetivo geral do Programa foi contribuir para o estudo e a prevenção dos impactos negativos do desenvolvimento no meio ambiente e na saúde das populações amazônicas. Com a finalidade de alcançar tais objetivos foi aprovado um programa de cinco anos de duração, dividido em duas fases de 30 meses cada. O objetivo foi criar uma rede de 8 Centros Coordenadores de Referência (um em cada país amazônico) que funcionou como um mecanismo aberto, cooperante e não-competitivo com uma estrutura horizontal e que irá facilitar o intercâmbio de informação,metodologias e recursos entre instituições, projetos e programas.

Programa de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento
sustentável nos trópicos úmidos

O Programa teve sua origem na “I Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos” (Manaus, junho de 1992), organizada por UNAMAZ, UNESCO, TWAS e UNU. A Conferência teve como objetivo maior discutir um programa plurianual de cooperação Sul-Sul em desenvolvimento sustentável para o fortalecimento do intercâmbio de informação e experiências, e especialistas com a finalidade de elaborar projetos de pesquisa articulados e paralelos,e divulgar os conhecimentos adquiridos. De 1992 a 1995, o Programa realizou uma série de eventos no Brasil, Costa do Marfim, Tailândia, Madagascar e India. Está prevista uma reunião em Kunming, China, em dezembro de 1997. No Brasil, uma das atividades do programa no ano de 1995, foi o apoio fornecido ao Evento “Reservas Naturais, Reservas da Biosfera e Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPa, UNAMAZ e Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém de 4 a 14/12/95.

Projeto Multinacional de Educação Média e Superior

O Projeto Multinacional de Educação Média e Superior - PROME-SUP foi um três projetos multinacionais adotados como prioridades para a década dos 90 pelo Programa Regional de Educação (PREDE), da Organização dos Estados Americanos (OEA). No caso do Brasil, a Universidade Federal do Pará, sede da UNAMAZ foi designada responsável pela execução do PROMESUP, e desenvolveu atividades que contribuíram: (l) à formação e capacitação de recursos humanos, (2) ao desenvolvimento e divulgação de pesquisas especializadas, e (3) à formulação de estratégias na área de educação superior. Os principais resultados dessas ações resumem-se em quatro grandes eixos, todos de caráter multinacional: Educação ambiental e desenvolvimento amazônico; Educação indígena; Educação à distância; e Consolidação da UNAMAZ.

bottom of page